sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Natal ♪

O Natal deixou de ser uma época que apreciassem quando deixei de acreditar no pai natal e quando a família começou a separar-se por motivos que na altura não percebia muito bem.
O Natal para mim era altura de rumar à grande casa da minha avó paterna, onde toda a família se reunia, por vezes éramos uns 20 na mesma casa durante dias, a comer a boa comida de natal, a cantar e a dançar. Eu acreditava piamente que as prendas eram-me trazidas pelo pai natal. Eu tinha prazer em fazer a árvore de natal com os meus primos. Eu adorava pôr a mesa, trazer as grandes travessas de comida da cozinha para duas mesas, a mais pequena sempre para as crianças, para os adultos, na outra, terem as suas conversas de gente grande.
Ao longo dos anos a magia do natal perdeu-se e comecei a ter uma visão realista e um pouco cruel do natal, devido à minha história familiar que pouco aqui interessa.
Mas há uma coisa que o natal nunca deixou de significar para mim: é altura de música. Todo o ano é altura de música, mas no natal somos presenteados com versões mais belas e cuidadas e mesmo com músicas exclusivas que várias bandas e artistas nos presenteiam. E é altura que regressarem os clássicos que conhecemos desde sempre, que sabem bem de recordar numa noite fria.






Os Cocoon são um grupo francês de pop/folk, composto pelo Mark Daumail e pela Morgane Imbeaud.
Sou grande fã desta banda. Todo o seu repertório é coeso, sem falhas, absolutamente maravilhoso. Transportam-se sempre para outra realidade que não esta e esta Christmas Song não é excepção. Uma excelente música para começar a noite.



A música de natal da banda do Sr.Corgan marca esta época. É impossível fugir dela, quando tento o shuffle prega-me sempre a partida. Há músicas desta época moderna que se espera que se tornem clássicos. Se houvesse uma votação, o meu voto iria sem dúvida para esta Christmastime.



Divirto-me imenso a ouvir os Beach Boys. Fazem-me dançar com se estivesse numa praia da Califórnia. Esta música de natal, apesar de ficar aquém do que nos habituaram, é um bom mote para dar uma passo de dança nesta época (chamada) de festa.



Não sei se é a melhor versão desta música clássica de natal, mas que é a que mais gosto, lá isso é. Este filme passou a ser, desde que o vi pela primeira vez, um clássico de natal para mim. Uma belíssima canção de amor, uma belíssima história de amor...um pecado para o natal.



O que seria do mundo sem a Zooey Deschanel? Seria um mundo bem mais triste e cinzento, cá vos digo. Já faz alguns anos, desde a saída do filme Elf, que esta cena me percebe em muitos natais. Esta mulher é absolutamente perfeita.



Do Sr.Stevens é difícil escolher a melhor música de natal, visto que ele tem um grande leque de músicas natalícias, mas esta That Was The Worst Christmas Ever! é provavelmente a que gosto mais. Um mimo, que derrete qualquer coração.



A banda indie revelação de 2010 trouxe-nos esta pequena delícia para o fim do ano. Verdade que não chega aos calcanhares das músicas do repertório da banda, mas sabe bem ouvir e crer a esta despreocupação da dupla pelo sol de inverno.



Os meus Death Cab for Cutie têm esta belissima música de natal. If there was a way i'd hold back these tears, but it's Christmas day, Baby please come home, este desespero a que os Death Cab já nos habituaram é absolutamente perfeito.



Foi uma das bandas que marcou o meu 2010 e cheira-me que esta Christmas Song dos Mogwai irá marcar este Natal. Poucas palavras há para descrever a beleza desta música. Basta ouvir, fechar os olhos e relaxar.



Este ano foi da Sra Welch e no fim do ano, na altura em que pensámos que já nos surpreenderia...cá está esta fabulosa cover. Tiramos-te (mais uma vez) o chapéu. Sim Senhora.



Última música em vídeo e mais uma cover deste clássico dos Wham!, desta vez pelo Sir Fonseca. Deixei para último porque este senhor foi a referência do meu ano 2010. Mais do que ter enchido o meu ano com boa música e bons concertos, possibilitou que eu conhecesse fantásticas pessoas, que estarão durante muito tempo no meu círculo de amigos. Um grande obrigado a este grande artista e à equipa Amazing Crew, e um grande beijo a pessoas como a Ana Castro, a Ana Luísa, a Cath, o Eric, a Joana, ao Daniel, à Andreia, e por aí fora.


Outras músicas de referência:
All I Want for Christmas - Yeah Yeah Yeahs
Last Christmas (Wham! Cover) - Florence and the Machine
The Friendly Beasts – Sufjan Stevens
Amazing Grace – Sufjan Stevens
Don’t Shoot Me Santa – The Killers
9 Flowers in December – Mazzy Star
God Rest Ye Merry Gentlemen – Bright Eyes
I Feel Like Going Home – Yo La Tengo
It’s Christmas Time – Yo La Tengo
O Little Town of Bethlehem – Belle and Sebastian
Star of Wonder - Sufjan Stevens
Christmas Is Going To The Dogs - Eels
Got Something For You - Best Coast & Wavves
2000 Miles - Coldplay
Christmas Party – The Walkmen
The Christmas Song – Weezer
Santa Claus – Belle and Sebastian
Get Behind Me, Santa - Sufjan Stevens
Santa, Bring My Baby Back To Me – Belle and Sebastian
The 12 Days of Christmas – Belle and Sebastian
What Child Is This Anyway - Sufjan Stevens
I Wish It Was Christmas Today - Julian Casablancas

Os clássicos (que já me irritam mas que é obrigatório ouvir pelo menos uma vez):
White Christmas - Louis Armstrong
Last Christmas - Wham!
Santa Baby - Eartha Kitt
Silent Night - Franck Sinatra
Merry Christmas Baby - Otis Redding
Father Christmas – The Kinks
Holiday – The Hopefuls
Hallelujah – Jeff Buckley

1 comentário:

Catherinne Duarte disse...

Krys Krys Krys ! Gostei muito ^^.

Happy Holidays my darling ♥

Um beijoooo enorme cheio de saudades !

(Adorei a música dos Cocoon)